sábado, 7 de junho de 2014

Dicas de uma escritora - 1

Adivinhem... nova séries de post aqui no blog. É, eu sei, eu sei... Estou criando tantas séries que vocês acham que vou acabar escrevendo apenas um post pra cada uma delas no fim das contas. Não, não é isso! Acreditem, tem muita ideia e muito material para todas as séries.

Bom mas isso não importa... O importante agora é explicar do que se trata ESSA série. Bom, pra quem não sabe, sou escritora. Ou ao menos me considero uma. Muito bem, sendo assim eu me julgo capaz de oferecer algumas dicas para quem gosta de escrever, mas não tem muita prática no assunto. Não se trata de nada muito técnico e/ou normativo. Não vou dar aula de português a ninguém, veja bem. Muito menos de redação. Só irei dar algumas dicas que, segundo eu, são importantes. Coisas que aprendi na prática e que fazem a diferença na hora de criar um bom texto, uma boa história.

Bem então vamos lá, a dica de hoje é: Faça um roteiro!

Certo, você vai dizer que essa dica não se aplica a todos os tipos de escrita. Mas eu discordo. Não há nenhuma construção textual que não possa ser criada a partir de um bom roteiro. Ter um ponto de partida, um norte do caminho que a história deve percorrer e o seu desfecho definidos com antecedência é importantíssimo. Tanto no enredo como um todo, quanto nos capítulos, ou partes, ou separações que existirem.

Um roteiro é importante para que você anote coisas que não podem faltar, pontos que precisam estar na narrativa, e até a forma como algumas coisas tem que acontecer. As vezes você pensou em uma "cena" perfeita, ou em uma "fala" perfeita, mas ainda vai demorar até chegar a essa parte. No roteiro você já pode colocar ela ali, e usá-la quando chegar a hora.

Também ajuda a gente a manter o foco. Eu mesma costumo viajar muito quando escrevo. Se deixar eu levo as coisas pra outro lado e esqueço aonde quero chegar. O roteiro existe para te lembrar que há um plano a ser seguido e que você tem que se manter nele, na medida do possível.

Alguns dirão que o roteiro faz você ficar muito "amarrado" e te impede de deixar a história voar para onde ela quiser. Novamente eu discordo. Um roteiro, apesar de te dar um norte e te manter na linha da história (que você mesmo definiu, ou seja, não há imposição alguma), não é para ser seguido a risca 100% do tempo. Ok você tem que segui-lo sim, afinal ele está ali para isso. Mas depois de criar um roteiro, depois que você começa a escrever a história ou o capítulo de uma história, ou o texto que for, nada te impede de encontrar formas diferentes de conduzir o que você havia pensado. E isso até mesmo pode vir a mudar o roteiro. Claro que existem coisas que só iremos perceber quando estamos escrevendo. As vezes você achou que ficaria legal de uma forma quando montou o roteiro, mas ao escrever viu que ficava melhor de outro jeito. É bom se sentir livre para mudar, até mesmo o desfecho de um roteiro. Desde que você se mantenha fiel a história ao texto que imaginou fazer e que ele chegue aonde você queria que chegasse.

O roteiro vai te ajudar, acredite em mim! Ainda que haja algumas mudanças no meio do caminho, ele vai te servir de bússola enquanto você desenrola suas ideias.


Nenhum comentário: