sábado, 3 de maio de 2014

O que é Deus para você?

Muitos significados já foram atribuídos a essa simples palavra de 4 letras na história da humanidade. Eu, na minha humilde e limitada visão de mundo, acredito que para cada pessoa na terra, existe um significado diferente para Deus. E nenhum delas está certa, assim como nenhum está errada. Sendo assim vou contar como eu responderia a pergunta do título deste post...

Deus para mim é algo que vai além da nossa compreensão, vai além do plano material e espiritual. Deus não tem forma certa. Ele não é uma pessoa, tampouco é uma "força" sobrenatural. Deus é tudo e nada ao mesmo tempo. Deus para mim é aquilo que gera a fé. Aquilo que nos faz acreditar em algo que não pode ser provado. Algo que simplesmente sabe-se que está lá e pronto. É por isso que acredito em Deus, mesmo não tendo nenhuma religião. Porque tenho fé. Fé em algo muito maior do que eu, do que você, do que todos nós. Algo que dá sentido e propósito a vida. Deus está nas coisas boas e ruins. Na paz e na guerra, na tristeza e na felicidade. Deus é exatamente o que precisa ser.

Falam muito de "temor a Deus" em algumas religiões. Sério, se quem rege todo o universo tem que ser realmente temido, então nós estamos todos muito ferrados! Para mim, essa posição de ser supremo e todo poderoso que colocaram a Deus não poderia estar mais equivocada. Claro, lembrando que essa é apenas a minha opinião, a forma como eu vejo as coisas. E tratando-se de Deus, ninguém pode discordar ou argumentar contra, apenas entender que é assim que penso. Bom, voltando ao que estava dizendo...

Prefiro pensar em Deus como um amigo, um brother mesmo. Isso imaginando ele como uma pessoa, só para ajudar a entender onde quero chegar. Pois bem, Deus não é o pai, nem o filho nem o espírito santo para mim. Ele é simplesmente alguém que eu sei que sempre vai me proteger. E considerando algumas situações complicadas que já passei tenho certeza que ele me protege e muito, ou pelo menos manda um de seus "anjos" fazer isso. Novamente explico, "anjo" não se refere ao significado bíblico da palavra, é mais uma figura de linguagem para expressar o que quero dizer.

Gosto de manter essa relação de proximidade com Deus. Principalmente quando rezo para ele. Ou seria melhor dizer, converso com ele. É como se falássemos de "igual para igual" dessa forma. Veja bem, não estou me comparando a Deus. Só acho que se ele fosse uma pessoa, seria humilde o bastante para falar comigo assim, numa boa, sem formalidades nem "protocolos". E assim, numa conversa descontraída eu consigo encontrar tanto conforto nele, tanta esperança. Eu juro, não preciso de mantras, não preciso de orações decoradas (mesmo que até hoje eu ainda "recite" algumas delas, confesso), não preciso de templos ou símbolos. Deus não faz distinção entre as pessoas, então é claro que eu posso falar com ele diretamente, sem precisar da intervenção de mais ninguém.

É extremamente difícil tentar explicar minha visão sobre Deus, até porque, aposto que ela é diferente de muita coisa que você já viu. E tenho que tomar cuidado para que não me mal interpretem. Mas sei que mesmo tomando cuidado muito irão mal interpretar sim. Mas é um baixo preço a pagar por poder expor minha visão de mundo de forma tão escancarada.

E porque afinal compartilhar isso em meu blog? Porque levantar um assunto tão polêmico e falar dele de forma tão aberta? Bom, primeiro porque eu não teria nenhuma outra forma de falar sobre isso, eu normalmente só consigo me abrir dessa forma quando escrevo. Segundo porque minha opinião sobre Deus é algo que traz consigo várias características minhas que talvez algumas pessoas não conheçam e diz muito sobre mim. Terceiro, porque acho que todos deveriam se sentir livres para falar sobre esse e outros assuntos relacionados. E perceba que não falei sobre religião (apesar de citar essa palavra por duas vezes, não discuti a questão em si). Falei sobre fé, sobre crença, sobre o mundo e a vida em geral. E é sobre isso que as pessoas deveriam falar: tudo!

Não importa o quão polêmico e controverso é o tema, você deveria se sentir a vontade para falar sobre ele sempre. Porque nada na vida é preto ou branco. São infinitos tons de cinza. Tudo é discutível e questionável. Tudo pode ser debatido. E o mais importante, praticamente todas as opiniões diferentes da sua podem ser toleradas.

Nenhum comentário: