segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Adotar: um ato de compaixão e solidariedade


Cerca de 50 cães são adotados por semana na ONG Adote Já / Foto: Juliana Barbosa

É comum encontrar pelas ruas de Mogi das Cruzes muitos cães abandonados e mal tratados. Não há quem não se sensibilize com tal cena de descaso. Poucos são aqueles que têm a iniciativa de adotar um cachorro de rua, por preconceito ou até mesmo receio quanto ao estado de saúde desses cães.

Por esse motivo é que trabalhos como os da ONG Adote Já são importantíssimos para diminuir o grande número de cães que vivem as ruas da cidade. A sede da ONG fica no Pet Shop Vira-Lata, localizado no bairro Monte Líbano. Há dois anos, todos os sábados, a loja realiza feiras de adoção. Cerca de 150 pessoas visitam o local toda semana. São adotados em média 50 cães por sábado. Em 2008, 1511 cães ganharam um lar por intermédio da feira.

Mariana Jungers Calderaro Nahum, diretora da ONG, conta que o trabalho de recolhimento de animais e de incentivo à adoção existe há mais de 10 anos. “Surgiu a necessidade de ter algo mais formalizado, que facilitasse e controlasse melhor o processo de adoção. Com a ONG, a gente consegue estruturar essa atividade de forma mais responsável”, afirma Mariana.

Detentora de um programa no canal 10 da NET (regional), os organizadores da iniciativa oferecem informações e programas de entretenimento para quem, assim como eles, é louco por cachorros.

Os animais expostos para adoção na feira têm todo o acompanhamento necessário, desde a chegada até depois da adoção. Segundo a diretora da ONG, os cães que estão em posse deles recebem consultas veterinárias, vermifugação, vacinação. Se apresentarem algum tipo de doença serão tratados, até mesmo operados, se for o caso. “Os animais disponíveis para adoção estão saudáveis, de banho tomado. Quando eles saem daqui, a gente coloca um laço. Assim, vão para a nova casa todos arrumadinhos”.

O trabalho do Adote Já não para por ai. Para levar o cachorro, a pessoa deve ser maior de idade e assinar um termo de responsabilidade. Depois disso, os voluntários da ONG fazem acompanhamento por telefone ou pessoalmente, para saber se o animal adotado está sendo bem tratado por seus novos donos.

Tanta dedicação e cuidado só comprova o quanto é responsável e bem estruturado o trabalho dessa organização. Mais do que trazer alegria para um lar, adotar um cachorro também significa ser solidário. Mariana afirma que não existe diferença entre um cão comprado e um adotado: “Ele vai dar o mesmo amor, o mesmo carinho pra pessoa. Ao adotar, a pessoa está tirando um animal que estaria sofrendo na rua, e dando um lar a ele. A pessoa está salvando a vida daquele animal e vai receber os mesmos benefícios que um cão comprado poderia dar. Não tem diferença!”

Mais em... http://sociedadecanina.weebly.com/

.

3 comentários:

Luan Fernando disse...

É um assunto interessante, mas, é verdade o que você citou no final, o cão abandonado, e um bem cuidado, vai trazer a mesma felicidade.
As pessoas tem que possuir mais conciencia dessas coisas...

Anônimo disse...

Amiable fill someone in on and this enter helped me alot in my college assignement. Thank you for your information.

Anônimo disse...

nossa é um assunto interessante estou preucurando um caosinho pra adotar