quinta-feira, 17 de abril de 2008

Um Sábado, uma tevê e as FARC

Estava eu, em casa, num dia tranqüilo de fim de semana. Como sempre procurando algo pra fazer em meio a todo aquele tédio. Resolvi sentar-me em frente à tevê. Desacreditada comecei a procurar alguma coisa boa para assistir. Sábado que é um dia em que temos tempo de ver tevê parece que a programação consegue piorar ainda mais. Começando pelo canal cultural, me lembrei dos programas que assistia quando pequena e que já não tenho mais tempo de passar a manha toda vendo desenho animado.
Acabei me sentindo culpada por reclamar tanto da má qualidade da televisão brasileira mas nunca assistir àquele canal com tantas opções boas, mas como sempre passei rapidamente para o próximo. Deparei-me com um contracenar exagerado e uma péssima dublagem típica de novela mexicana, apertei a tecla SAP pra ver se aquilo era realmente tão ruim quanto parecia e me decepcionei pois mesmo em espanhol a qualidade da cena ainda era péssima. E sem nenhuma culpa prossegui para o seguinte.
O que eu vi no canal seguinte foi nada mais nada menos do que algumas das coisas que mais tenho criticado no momento: Glamour, celebridades instantâneas, programas cheios de propagandas, um oba-oba sem motivo de riquinhos ditadores. Apesar disso era contagiante e divertido, me senti tentada a ficar naquele programa mas o orgulho falou mais alto. Fui para o canal seguinte e não vi nada demais só uma cópia mal feita do canal anterior. Nos três seguintes juro que estava ali olhando mas não vi absolutamente nada, apertei o botão do controle remoto tão rápido como sempre faço quando chega nesse ponto.
Vi mais pra frente alguns canais de musica, e um deles por algumas vezes é a minha primeira opção, mas bem neste momento não passava nenhum programa empolgante. Continuei mudando os canais. Fazendo isso totalmente à toa afinal não tenho tv a cabo e os canais já haviam terminado há muito tempo. Mas continuei aquele ato bobo na esperança de que me aparecesse algo de bom para ver. Já estava ficando desesperada. Será que é só isso mesmo que essa maldita tevê tem pra me oferecer? O que eu ia fazer se não tivesse o que assistir em pleno sábado. Via-me com um problemão.
Quando estava cansada de apertar, e quase desistindo da minha missão, me deparei com um canal nacional de noticias. Ele era novo, me lembrei na hora que sabia da existência dele mas que nunca mais tinha voltado lá. Larguei o controle de lado e prestei atenção. A apresentadora falava de uma organização narcotraficante, e que um de seus lideres havia sido morto num ataque feito pela Colômbia em território equatoriano. Chamaram uma repórter diretamente do país que contou detalhes do ataque e falou também sobre o estado de uma das reféns que estava em poder dos guerrilheiros.
A passagem me deixou em estado de choque, não porque alguém havia morrido, não pela brutalidade daquelas pessoas, não com os meios com que conseguiam dinheiro nem com a possível guerra de que se falava. O que me perturbou foi a minha posição em relação àquela situação, pois eu parecia tão distante daquilo tudo mas sabia que me afetava de alguma forma, afinal meu país se encontra próximo fisicamente e politicamente dos outros envolvidos. E pior ainda, me sentia mal há uns instantes atrás por não ter um programa descente pra assistir no sábado, e só o que aquela refém queria era não ter o que fazer em qualquer outro lugar do mundo menos ali. O peso na consciência me pesou demais e resolvi sair pra andar na rua.
_________________________________
Crônica feita para aula de Gêneros e Técnicas de Redação Jornalísticas
Tinha que ser sobre as FARC então ficou assim, se não tivesse que ser talvez ficaria melhor heueheuehueh...
Tinha pensado sobre uma coisa muito legal pra escrever aqui mas esqueci =/
se alguem tiver alguma sugestão fique a vontade pra me falar ok?
Beijos

5 comentários:

Juh* disse...

Pode nao ser a melhor cronica do mundo, mas pelo menos voce tem uma!!
oww teminha mais injusto esse neh????
bom.. vamos lah tentar fazer uma cronica...

Samira Hidalgo disse...

nao quero fazer sobre isso! num tenho criatividade nenhumaaaaa

O Profeta disse...

Total é a loucura do querer
Breve é chama da doce paixão
Total e insubmissa é a verdade
Que emana do teu terno coração

Sigo os passos da tua procura
Queda-se teu corpo nu em melodia incompleta
És instante da bondade dos Deuses
O canto de uma ribeira que o sol desperta

Um majestoso fim de semana



Mágico beijo

Samira Hidalgo disse...

helôoooo

fico feliz que tenha gostado! deus ouça o que você disse!!!!
:)

Anônimo disse...

Na verdade, as FARC têm sido alvo de comentários a muito tempo...rs
É uma grande organização do narcotráfico na Colômbia, mundialmente conhecida por seu trafico e por seus seqüestros, as FARC vem sendo combatida a muito tempo, mas assim como no Brasil a Colômbia não estava tendo muito sucesso para combatê-los pois sempre eram impedidos de reagir devido a criticas e a barreira que o povo colocava.
Bem, mas voltando ao assunto...rs
Concordo com a Colômbia ter invadido o espaço aéreo do Equador sim, pois eles decidiram reagir, e nada mais certo do que cortar o mal pela raiz. Tudo bem que existe os limites de fronteira e o tratado de território, etc...etc...
Mas se eu fosse o presidente da Colômbia teria feito o mesmo, mandado meus soldados irem até o fim em busca desses bandidos que só fazem mal aos países da América do Sul... =D
Bjão Moça....