quarta-feira, 2 de abril de 2008

Dengue!! Cuide-se

A dengue é uma doença causada por um vírus transmitida por um vetor que é o mosquito AEDES Aegypti. Ela se inicia com sintomas de uma gripe forte, como febre, dores no corpo, e pode evoluir de forma mais grave como Dengue Hemorrágica. Não existe vacina para dengue, então a melhor forma de prevenção é o combate ao mosquito hospedeiro, é o que esclarece o Diretor de Departamento de Vigilância em Saúde de Mogi das Cruzes Daniel de Freitas Souza Campos.

Esse combate se faz eliminando as formas aquáticas que são as larvas do mosquito, e os reservatórios de água que podem se tornar criadouros. A dengue é uma doença que pode matar.

Em Mogi não se tem nenhum caso registrado da doença. Aqui só são atendidas pessoas de outros lugares que foram infectadas em outra região. Essa ausência de casos se deve a baixa freqüência de aparecimento do vetor. De 2007 para 2008 no período de Janeiro a Março ouve uma redução de 58% no numero de focos naturais do mosquito. E essa redução faz com que tenhamos um risco menor de haver um caso na cidade.

E para ter alcançado esse resultado o trabalho do Departamento de Vigilância em Saúde, iniciado em 2002, visa três pontos. O primeiro é a Monitoria da presença do mosquito em varias regiões da cidade através de 150 armadilhas que são visitadas semanalmente. Depois as larvas são recolhidas e identificadas, o que permite saber quando o mosquito aparece em determinado bairro. O segundo é visitação semanal de aproximadamente 50 pontos estratégicos como cemitérios, floriculturas, borracharias que são locais onde pode haver acumulo de água. E o terceiro é a visitação de casa em casa sempre que um foco é identificado. Ela é feita num raio de 500 metros em torno do local do foco, isso porque o mosquito voa até 400 metros de distancia do criadouro, dessa forma eles conseguem atender toda a área possivelmente afetada. São aproximadamente 90 visitas por dia.

Daniel faz um apelo a população “Para o combate da dengue não existe fim de semana, não existe feriado, não existe férias, e muito menos época de campanha e mobilizações no verão. É preciso fazer o combate durante o ano todo”. Ele ainda diz que diversas cidades do Brasil já estão com epidemia de dengue. São poucos os Estados e Municípios que sustentam uma situação como a de Mogi, onde não há nenhum caso da doença e o combate ao vetor dura todo ano.

Heloisa Alencar Ikeda
_____________________________________
Texto que eu fiz para uma matéria no Jornal onde faço Estágio, depois da entrevista que eu fiz com o (lindo) Daniel da Vigilância que agora é Secretário de Saúde de Mogi, pois o anterior Claudio Miyake provavelmente se candidatará a prefeito, e viso que eu voterei nele se ele se candidatar mesmo.
Quanto ao texto ele sofrerá modificações antes de entrar no Jornal, mas postei ele antes disso pois é como eu gosto mais rs

3 comentários:

Camila Francini ..εїз.. disse...

Eu queria conseguir ler!
muda esse vermelho?
kkkkkkk

Juh* disse...

catraca, o voto eh secretoooooooo!!!! hahahahaha

otima entrevista, e é bom saber que posso ficar tranquila que na minha cidade não temos uma epidemia!!

to esperando meu remedio!

bjo

Ivan Luiz Ferreira disse...

Muito bom o texto!

Objetivo e com uma leitura gostosa...rs

beijo